Um sistema de transportes integrado, fluído e fiável, em estreita coordenação com os municípios vizinhos

Objetivos
Matosinhos é hoje um município assimétrico, com áreas de grande densidade e outras zonas abandonadas, cujo potencial tem sido deixado para trás. A Iniciativa Liberal Matosinhos quer pôr um fim a décadas de decisões avulsas e falta de planeamento que deixaram o concelho com transportes coletivos insuficientes, zonas mal servidas, ruas congestionadas e degradadas. A Autarquia tem de assumir um papel mais ativo na ligação de Matosinhos ao futuro, com um sistema de mobilidade integrado, fluído e fiável, em estreita coordenação com outros municípios da Área Metropolitana do Porto.
-
Vamos garantir uma rede de transportes coletivos mais eficiente, fiável e abrangente, que chegue a todas as freguesias, com mais conforto e previsibilidade para quem utiliza estes serviços. A escolha do transporte público deve acontecer por ser o meio de transporte que melhor atende às necessidades e não apenas pelo seu preço.
-
Queremos uma maior intermodalidade entre os diferentes modos de transporte e otimizar as principais ligações rodoviárias dentro e fora do concelho, assegurando uma mobilidade mais fluida, competitiva e coordenada com a Área Metropolitana do Porto.
-
Teremos ruas e passeios mais seguros, acessíveis e inclusivos, onde peões, ciclistas e condutores possam circular com confiança, apoiados por uma gestão eficiente e planeada das infraestruturas urbanas.
-
Vamos promover novos pólos de atividade económica e serviços fora das zonas mais saturadas, bem como promover estudos técnicos independentes, em cooperação metropolitana e dedicados à mobilidade, para garantir um planeamento coerente e sustentável.
- Queremos desenvolver novas centralidades em cada freguesia, aproximando habitação, serviços e trabalho. O objetivo é reduzir deslocações longas e criar comunidades mais sustentáveis, garantindo que serviços essenciais e locais de trabalho possam ser alcançados em 15 minutos a pé ou de bicicleta, como objetivo indicativo.
Propostas
Hoje
Dar prioridade a ruas e passeios mais cuidados, paragens confortáveis e seguras, e ao desbloqueio dos nós de trânsito mais críticos com novas vias que devolvam fluidez à circulação.
Amanhã
Expandir de forma ambiciosa os transportes coletivos e, em coordenação com a Área Metropolitana do Porto, promover a resolução dos bloqueios estruturais que travam a mobilidade de Matosinhos e da região.
Matosinhos 2050
Em 2050, Matosinhos será um exemplo de mobilidade sustentável e bem planeada: um concelho totalmente conectado, com intermodalidade plena entre transportes públicos, bicicleta, carro e mobilidade pedonal.