Uma política de habitação que liberte a oferta, reduza custos e garanta ordenamento equilibrado do território
Objetivos
A Iniciativa Liberal Matosinhos defende uma política de habitação e urbanismo que responda às necessidades reais das famílias e empresas, libertando e promovendo oferta, nomeadamente através da redução de custos e assegurando um ordenamento equilibrado do território. O concelho tem vivido décadas de atrasos, burocracia e falta de visão, o que contribuiu parcialmente para o aumento do custo da habitação, estagnou a reabilitação urbana e deixou zonas inteiras em desigualdade de desenvolvimento.
-
Vamos promover o aumento do parque habitacional em todo o concelho, com foco nas zonas com espaço (e maior potencial construtivo) e bons acessos, evitando a sobrecarga das áreas já saturadas, e incentivar a reabilitação de imóveis devolutos.
-
É necessário simplificar licenciamentos e reduzir taxas e impostos que encarecem a habitação, aliviando diretamente o orçamento das famílias e promovendo mais investimento privado, e promover os mecanismos de investimento de construção para arrendamento.
-
Queremos criar pólos de desenvolvimento mistos, equilibrar as freguesias e assegurar mais espaços verdes e espaços públicos de qualidade, com um urbanismo funcional e harmonioso.
Propostas
Hoje
Atuar de imediato para reduzir custos de contexto com habitação - cortar taxas municipais na construção e reabilitação, acelerar tempos de resposta e atribuição de licenciamentos.
Amanhã
Rever o PDM para libertar mais terrenos para habitação, incentivar o investimento privado em arrendamento acessível e cooperativas, e desenvolver uma gestão urbanística integrada que reduza as assimetrias entre freguesias.
Matosinhos 2050
Ter um concelho equilibrado, com mais oferta habitacional e polos de desenvolvimento urbanos bem planeados junto a transportes, mais espaços verdes e um urbanismo moderno, sustentável e inclusivo que valorize todas as freguesias.