Uma Autarquia mais eficiente e com menos desperdício, focada em prestar um serviço de excelência

Objetivos

A Iniciativa Liberal Matosinhos defende uma Autarquia mais eficiente e com menos desperdício, focada em prestar um serviço de excelência ao menor custo para o bolso dos contribuintes. Isso exige uma gestão exigente e rigorosa, baseada em estudo e conhecimento, que simplifique processos, meça e avalie resultados e assegure total transparência no uso dos recursos públicos. Por isso, propomos uma transformação profunda na forma como a Câmara Municipal funciona e se relaciona com munícipes e empresas.

  • Lutaremos contra o desperdício em todas as frentes, garantindo que cada cêntimo do orçamento seja gerido com a máxima responsabilidade, transparência e com foco no maior impacto para o bem-estar dos matosinhenses. A poupança gerada pelas medidas apresentadas abaixo visa permitir que mais dinheiro volte para o bolso dos contribuintes. O dinheiro não é da Câmara, é dos munícipes.

  • Queremos uma Autarquia que funcione melhor. Através de ferramentas de gestão comprovadas no privado, vamos otimizar os serviços, valorizar o mérito e alocar recursos de forma mais eficiente para melhorar o serviço público. Neste domínio, a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial abre um conjunto de oportunidades a explorar.

  • A Autarquia deve ser um facilitador, não um entrave na vida de Matosinhos. Queremos desburocratizar a vida de cidadãos e empresas, eliminando demoras desnecessárias que hoje impedem um progresso mais visível de Matosinhos.

Propostas

Hoje

Atuar de imediato para garantir mais transparência e eficiência, com corte de desperdício nos gastos públicos e eliminação de entraves que complicam a vida de munícipes e empresas. Assumimos o compromisso de fiscalizar e desburocratizar para restaurar a confiança na gestão municipal.

Amanhã

Reforçar a eficiência e responsabilidade com processos otimizados e decisões baseadas em dados. A transparência na gestão de resultados será central para melhorar a qualidade dos serviços e reduzir o peso da máquina pública.

Matosinhos 2050

Em 2050, Matosinhos será um exemplo nacional e europeu de gestão profissional e eficaz: uma Autarquia ágil, digital e transparente, que usa bem os seus recursos, cumpre com excelência as suas funções e liberta os cidadãos para prosperarem com autonomia.